Enclosure
Metalurgia defende controlo de Bruxelas à importação de produtos acabados
Rafael Campos Pereira defende que há há ao nível dos produtos acabados e semiacabados "concorrência desleal que vem do Oriente, da Turquia e de vários outros países.
por Jornal de Negócios há 26 minutos
Enclosure
Paula Franco: IRS deve continuar a descer no próximo Orçamento do Estado
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, a bastonária dos Contabilistas certificados defende que o alívio fiscal no IRS devia ter ido mais longe que deve ter continuidade no próximo Orçamento do Estado. Salienta, no entanto, que há uma grand epressão sobre o Governo e que não poderá ser um
por Jornal de Negócios há 13 horas
Paula Franco: "É importante gradualmente ir-se diminuindo o IRS até chegarmos a um ponto ideal"
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1 Paula Franco considera que se podia ter ido mais longe na redução do IRS, permitindo também um alívio fiscal à classe média (7º e 8º escalões) e espera que isso venha a acontecer de forma gradual no próximo Orçamento do Estado e nos próximos anos.
por Jornal de Negócios há 13 horas
Enclosure
16 ténis para usar agora, do estilo retro ao slip on
A formalidade já não é o que era. Controvérsias à parte, no que diz respeito aos ténis, é unânime. Versáteis e plenos de design, encontram inspiração em todos os estilos e adaptam-se a todas as ocasiões. Bom senso na medida certa é o único requisito obrigatório.
por Jornal de Negócios há 14 horas
Enclosure
A brilhar em bolsa, tecnológicas vão manter "rally" ou corrigir?
É expectável que o aumento da procura por serviços de "cloud" impulsione as tecnológicas. Mas com os ganhos em bolsa concentrados em poucas empresas e as eleições dos EUA à porta, há o risco de correção no setor.
por Jornal de Negócios há 15 horas
Enclosure
À saúde da freguesia de Pardais
Andreia Esturrica está todos os sábados no mercado municipal de Pardais e faz entregas de cabazes na aldeia, em Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Bencatel e Redondo.
por Jornal de Negócios há 16 horas
Enclosure
Roteiro. O que visitar, comprar e experimentar em Menorca
Há qualquer coisa de indistinto em Menorca, mas que faz dela um lugar sem igual. Sim, são as praias e a natureza, o sossego e a comida, mas também as galerias de arte, as caminhadas, os encontros inesperados. Há uma ilha que palpita fora dos pacotes turísticos e dos guias de verão. Um lugar p
por Jornal de Negócios há 17 horas
Enclosure
Morreu o presidente da administração do Metro de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos
O presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos, morreu vítima de doença, informou este sábado a empresa que liderava desde 2017.
por Jornal de Negócios há 17 horas
Enclosure
Hyundai Ioniq 5 N. Um desportivo eletrizante
O 'design' é arrebatador, o espaço interior faz inveja a muitos modelos familiares e a velocidade de aceleração deixa muitos desportivos com 'pedigree' visíveis no retrovisor. São 650 cv para 'voar baixinho' em 3,4 s dos 0-100 km/h.
por Jornal de Negócios há 18 horas
Enclosure
Condomínio, crédito, impostos. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.
por Jornal de Negócios há 19 horas
Enclosure
Casal Garcia: 85 anos depois, o que continua a fazer deste um vinho de sucesso?
"Gosto de encomendar frango de churrasco que adoro acompanhar com Casal Garcia", diz Martim Guedes, co-CEO, numa entrevista franca sobre o Casal Garcia, conduzida por Augusto Freitas de Sousa.
por Jornal de Negócios há 20 horas
Enclosure
PS insiste com Aguiar-Branco por falta de resposta do ministro das Finanças
O PS questionou o presidente da Assembleia da República sobre o atraso da resposta das Finanças ao requerimento para obter a lista dos diplomas aprovados pelo anterior Governo que, segundo o executivo PSD/CDS-PP, representam despesa sem cabimento orçamental.
por Jornal de Negócios há 20 horas
Enclosure
Este SPA de luxo acaba de abrir num dos aeroportos mais bonitos do mundo
A Dior inaugura o seu primeiro spa num aeroporto, em Doha, Qatar, redefinindo o conceito de luxo e bem-estar para viajantes em trânsito. Chama-se Dior Luxury Beauty Retreat e tem tratamentos personalizados num ambiente sofisticado.
por Jornal de Negócios há 21 horas
Enclosure
ASAE suspende 16 restaurantes ilegais em zona turística de Lisboa
Falta de licenciamento e por "violação dos deveres gerais e específicos da entidade exploradora", nomeadamente "falta de requisitos de higiene" levaram a ASAE a abrir 24 processos de contraordenação. Foram apreendidos 300 quilos de alimentos.
por Jornal de Negócios há 22 horas
Enclosure
Negócios Record: "Estamos a ser puxados para baixo [no ranking] porque os clubes não estão a fazer pontos"
João Fonseca, diretor sénior de estratégia e desenvolvimento corporativo na FIFA, diz que o país "perdeu uma oportunidade" sobretudo num momento em que França vive um "caos financeiro" no seu futebol.
por Jornal de Negócios há 22 horas
Negócios Record: Portugal perdeu uma "tremenda oportunidade"
por Jornal de Negócios há 22 horas
Enclosure
O que os museus não mostram
Por motivos éticos, de conservação ou por opções museográficas, há peças nos acervos que raramente saem das reservas. Alguns objetos, os chamados "peludos", nunca chegarão aos olhos do público.
por Jornal de Negócios há 23 horas
Enclosure
Costa está "especialmente habilitado" para liderar Conselho Europeu, diz João Leão
O antigo ministro das Finanças João Leão descreve o ex-primeiro-ministro, António Costa, como "especialmente habilitado" para presidir ao Conselho Europeu, classificando os casos judiciais que o envolvem como "atuação normal de um Governo" para atrair investimento.
por Jornal de Negócios há 23 horas
Enclosure
João Leão: Há um "risco significativo" do OE2025 ser chumbado e Portugal voltar ao défice
O ex-ministro das Finanças considera que há "risco significativo" de o Orçamento do Estado para 2025 ser chumbado no parlamento, o que poderia causar eleições antecipadas, e de Portugal voltar ao défice no próximo ano. Execução em duodécimos por muito tempo geraria incerteza, alerta.
por Jornal de Negócios há 24 horas
Enclosure
Explicador: As novas regras da União Europeia
As regras mudaram, mas o objetivo é o mesmo: manter défices públicos abaixo de 3% do PIB e o peso da dívida pública abaixo dos 60% do PIB. Depois de terem ficado suspensas no início da pandemia, as chamadas regras orçamentais europeias voltam a vigorar este ano, mas agora num novo formato. O
por Jornal de Negócios há 24 horas
Enclosure
Começa um novo ciclo de regras europeias. O que está em causa?
As regras mudaram, mas o objetivo é o mesmo: manter défices públicos abaixo de 3% do PIB e o peso da dívida pública abaixo dos 60% do PIB. Depois de terem ficado suspensas no início da pandemia, as chamadas regras orçamentais europeias voltam a vigorar este ano, mas agora num novo formato. O
por Jornal de Negócios há 24 horas
Enclosure
Ex-PGR Cunha Rodrigues diz que tem havido abuso do recurso a escutas telefónicas
Sobre as escutas ao ex-primeiro-ministro António Costa, apontou uma violação da lei, afirmando que a sua divulgação pública, além de uma violação da lei, é também "uma violação de uma regra fundamental para a justiça: bom senso".
por Jornal de Negócios há 36 horas
Enclosure
Furação Nvidia perde força e pressiona Wall Street em dia de bruxaria tripla
As bolsas norte-americanas encerraram a sessão mistas, com as tecnológicas, em especial a Nvidia, a pressionarem o S&P 500 e o Nasdaq. A Microsoft cresceu e consolidou o seu lugar no pódio de cotada mais valiosa.
por Jornal de Negócios há 36 horas
Enclosure
Pode uma sesta a meio do dia compensar uma noite mal dormida?
A privação de sono pode, afinal, não ser facilmente resolvida com a tão falada "power nap". Num estudo recente, um grupo de especialistas revela que a compensação é um mito.
por Jornal de Negócios há 38 horas
Enclosure
Paulo Rangel: Angola e Portugal têm "grande convergência" sobre questões internacionais
Angola e Portugal têm grande "convergência" sobre os conflitos mundiais, disse esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, declarando-se "muito preocupado" com a situação humanitária em Gaza e mostrando disponibilidade de Portugal em acolher crianças para tratamento hospitalar.
por Jornal de Negócios há 39 horas
Enclosure
20 anos do Euro 2004. "A euforia foi de tal ordem que, no centro de Lisboa, havia quem se banhasse nas fontes do Rossio"
Agora que o Europeu de Futebol está pronto para arrancar na Alemanha, celebremos os 20 anos do Euro 2004. Foi um festival de sonhos e de desilusões que virou o País do avesso e que ainda hoje perdura na memória coletiva.
por Jornal de Negócios há 39 horas
Enclosure
Parlamento aprova fim de portagens nas ex-Scut
O texto final apresentado pela Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, com origem numa proposta socialista, foi aprovado com os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com a abstenção da IL e contra do PSD e CDS-PP.
por Jornal de Negócios há 40 horas
Enclosure
Europa desvaloriza com receios de abrandamento económico
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 40 horas
Enclosure
Paragrafino Pescada conta tudo sobre a guerra dos croquetes e a escuta reveladora
por Jornal de Negócios há 41 horas
Enclosure
EDP não vai passar custo da tarifa social para as famílias
A empresa prevê ainda que os preços da eletricidade para as famílias possam manter-se inalterados até ao final de 2024.
por Jornal de Negócios há 41 horas
Enclosure
Correção do BCP empurra Lisboa para o vermelho
A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta sexta-feira em queda, com o principal índice nacional a recuar 1,21%. O BCP liderou as perdas, depois da forte valorização de quinta-feira.
por Jornal de Negócios há 41 horas
Enclosure
Pais Antunes eleito à segunda tentativa presidente do Conselho Económico e Social
Em 212 deputados que votaram, Pais Antunes obteve 150 votos favoráveis, 57 brancos e cinco nulos.
por Jornal de Negócios há 42 horas
Enclosure
À segunda foi de vez. Luís Pais Antunes eleito presidente do Conselho Económico e Social
Numa primeira votação, o candidato único proposto pelo PSD tinha falhado a eleição por um voto. É preciso um mínimo de 149 votos a favor para atingir a maioria de dois terços requerida para a eleição do presidente do Conselho Económico e Social.
por Jornal de Negócios há 42 horas
Enclosure
BPI vende carteira de malparado de 73 milhões de euros
Instituição financeira detida pelo CaixaBank vendeu 18.200 contratos de crédito de 4.700 clientes.
por Jornal de Negócios há 42 horas
Enclosure
Aprovada comissão de inquérito à gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
As propostas da IL e BE foram aprovadas por unanimidade, enquanto a do Chega teve votos contra do PS e abstenções de PCP e Livre.
por Jornal de Negócios há 43 horas
Enclosure
Julgamento do caso BES/GES deve arrancar a 15 de outubro
O início do julgamento do processo também conhecido como "Universo Espírito Santo" chegou a estar agendado para 28 de maio e, posteriormente, para 18 de junho, mas as dificuldades de notificação de arguidos ditaram sucessivos adiamentos.
por Jornal de Negócios há 43 horas
Enclosure
Revogada contribuição extraordinária sobre o alojamento local com ajuda do Chega
O Governo consegue mais uma vitória no Parlamento, agora com a ajuda da bancada do Chega. Cai a taxa sobre o AL criada com o Mais Habitação, mas também o agravamento do IMI para estes negócios.
por Jornal de Negócios há 43 horas
Enclosure
Caso gémeas: Comissão de inquérito aprova proposta do Chega para ouvir António Costa
De acordo com o regime jurídico dos inquéritos parlamentares, os ex-primeiros-ministros podem optar por "depor por escrito, se o preferirem".
por Jornal de Negócios há 43 horas
Enclosure
"Megacaps" pressionam Wall Street em dia de bruxaria tripla
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 43 horas
Enclosure
Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros na próxima semana
A partir de segunda-feira, 24 de junho, o litro de gasóleo vai disparar três cêntimos, enquanto a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais cara. Já na semana passada tinham subido quatro e 1,5 cêntimos, respetivamente.
por Jornal de Negócios há 44 horas
Enclosure
Amazon prepara renovação de Alexa com IA generativa. Serviço custará 5 a 10 dólares por mês
A empresa quer recorrer à inteligência artificial generativa para renovar o seu serviço de voz. O novo produto poderá custar entre cinco e 10 dólares mensais. Antes da abertura do mercado, as ações valorizam 1,8%.
por Jornal de Negócios há 44 horas
Veja o programa Negócios desta sexta-feira, 21 de junho no canal NOW
por Jornal de Negócios há 45 horas
Enclosure
Operação Marquês: Supremo volta a recusar pedido de Sócrates para afastar juízes da Relação
O Supremo considerou não haver fundamento para afastar os desembargadores Francisco Henriques e Adelina Barradas de Oliveira, cuja imparcialidade a defesa do ex-governante argumentava estar em causa.
por Jornal de Negócios há 45 horas
Enclosure
CIP vai apoiar (e promover) a candidatura de António Costa à liderança do Conselho Europeu
Em entrevista ao Negócios, o presidente da Confederação Empresarial Portuguesa, Armindo Monteiro, afirma que o apoio ao ex-primeiro ministro vai avançar mesmo que o Governo socialista não tenha dado luz verde à maioria das propostas no Pacto Social.
por Jornal de Negócios há 46 horas
Enclosure
Arguidos da Operação Influencer não acedem ao processo desde janeiro
Os advogados já apresentaram queixas, sem sucesso. Não conseguiram aceder aos brutos das escutas divulgadas esta semana.
por Jornal de Negócios há 46 horas
Enclosure
Taxa Euribor a três meses cai para novo mínimo e sobe a seis e a 12 meses
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 46 horas
Enclosure
Endividamento de empresas e famílias tornou a subir em abril
Setor privado fez aumentar o nível de endividamento da economia, com o setor público a reduzir ligeiramente valores em dívida desta vez.
por Jornal de Negócios há 46 horas
Enclosure
CEO do BCP: "Isto é o início de um ciclo de pagamento de dividendos"
O CEO do BCP acredita que 2023 foi o ano da normalização e que o próximo ciclo será de remuneração aos acionistas. Miguel Maya explica que a administração está a trabalhar para entregar um "payout" não inferior a 50% dos resultados gerados pelo banco nos próximos anos.
por Jornal de Negócios há 46 horas
Enclosure
Espanha vai baixar IVA do azeite para 0% a partir de julho
Isenção do imposto deve ser aprovada em Conselho de Ministros na próxima semana. Medida terá cariz temporário, mas o plano do Governo espanhol será, mais tarde, incluir o azeite na categoria de bens de primeira necessidade, sobre os quais pende uma tributação de 4%.
por Jornal de Negócios há 47 horas
Enclosure
Preços da habitação sobem 7%. Vendas caem para nível mais baixo desde a pandemia
Os preços das casas abrandaram para 7%, mas as 33 mil transações realizadas estão ao nível mais baixo desde o primeiro embate da pandemia, no segundo trimestre de 2020.
por Jornal de Negócios há 47 horas
O desconforto de Lisboa
Na terça-feira passada, o jornal Público noticiava o desagrado dos moradores da Graça com os problemas causados pelo excesso de tuk-tuks nos miradouros e na zona.
por Jornal de Negócios há 47 horas
Enclosure
Ricardo Borges de Castro: O que aí vem em França pode trazer grande instabilidade à UE
A Operação Influencer é uma pedra no caminho de António Costa para o lugar de Presidente do Conselho Europeu , afirma o analista de assuntos europeus e globais Ricardo Borges de Castro. Neste novo ciclo político, o conselheiro do European Policy Centre, o "think tank" interno da Comissão Euro
por Jornal de Negócios há 47 horas
Enclosure
GammaLife processa Fisco em 122 milhões de euros
Um causa está o facto de a Autoridade Tributária ter obrigado a GammaLife a registar em Portugal os prejuízos gerados no final de 2022 na sucursal de Itália, que tinha sido nesse ano adquirida à Zurich.
por Jornal de Negócios há 47 horas
Enclosure
Constitucional confirma multa de 40 milhões da Autoridade da Concorrência à EDP
Trata-se de um processo no qual a EDP foi condenada por abuso de posição dominante no mercado da eletricidade.
por Jornal de Negócios há 47 horas
Enclosure
Dinamarqueses compram Solidal de Esposende por 192 milhões
A dinamarquesa NKT é o novo acionista maioritário da Solidal ? Condutores Eléctricos, mantendo-se a família Quintas como detentora de 12,5% da empresa de produção de cabos e fornecimento de soluções integradas de transporte e distribuição de energia elétrica.
por Jornal de Negócios há 47 horas
Tempos de exigência e responsabilidade
Este Governo iniciou funções herdando a melhor situação financeira que algum governo da democracia herdou, podendo aspirar a apresentar ele próprio um superávite de 1%. O impacto estimado de algumas medidas com origem no Governo e duas no Parlamento expõe com clareza a crueza do caminho orçamental.
por Jornal de Negócios há 47 horas
A fuga
Atirar sem pensar ao Ministério Público e desvalorizar o que nos mostra a fuga da conversa entre António Costa e João Galamba é mais um sinal da tribalização do debate sobre a justiça ? e da velocidade da trituradora mediático-política.
por Jornal de Negócios há 48 horas
Enclosure
Europa imita Wall Street e abre no vermelho. Carlsberg afunda mais de 7%
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 48 horas
Enclosure
Ricardo Ferreira Reis no Advogado do Diabo; "Ou Pedro Reis toma decisões ou sai do Governo"
O economista Ricardo Ferreira Reis é o convidado desta semana de Advogado do Diabo em que é analisada a entrevista dada pelo ministro da Economia ao Negócios.
por Jornal de Negócios há 48 horas
"Salto quântico" da economia
Um pouco semelhante ao que se passa no Benfica com a equipa técnica de Roger Schmidt, também Pedro Reis, ao jeito de Rui Costa, decidiu manter a "equipa técnica" do Banco de Fomento apesar das muitas críticas que vêm da "bancada".
por Jornal de Negócios há 48 horas
A única forma de se sentir no controlo é deixando de controlar
As nossas mentes são confusas. Pelo menos a minha é ? adoraria dizer que sinto uma calma zen a todas as horas do dia, mas a verdade é que estou constantemente a tentar manter a estabilidade mental num mundo que, muitas vezes, parece determinado a deixar-me desorientada.
por Jornal de Negócios há 48 horas
Enclosure
Leilão de rubis moçambicanos rendeu mais de 64 milhões de euros
Desde junho de 2014, segundo a Gemfields, foram realizados 22 leilões de pedras preciosas da MRM, que geraram uma receita total de 1.120 milhões de dólares.
por Jornal de Negócios há 48 horas
Enclosure
Ouro segue estável rumo a semana de ganhos
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 48 horas
A inevitabilidade dos 2,5% de investimento na defesa
Para lá das alterações climáticas, do terrorismo e dos conflitos armados, também a competição estratégica da Rússia e da China, não só, mas também em África, deve relembrar a importância do investimento da NATO noutras regiões instáveis.
por Jornal de Negócios há 49 horas
Enclosure
Redução de IRS do PS deverá passar em Belém sem ir ao Constitucional
De acordo com o Expresso, o Presidente da República prepara-se para promulgar a proposta do PS sem pedir a fiscalização preventiva do diploma. Governo não esclarece se vai ou não publicar novas tabelas de retenção na fonte.
por Jornal de Negócios há 49 horas
Enclosure
Zsolt Darvas: "É muito difícil jogar com previsões de crescimento nas novas regras" da UE
Zsolt Darvas, do "think tank" económico europeu Bruegel, defende que será limitada a margem de manobra dos governos da UE para tentarem tornar mais favoráveis as exigências de consolidação que, diz, nunca surgem "num bom momento".
por Jornal de Negócios há 49 horas
Enclosure
A Nvidia e a reação dos mercados às europeias
Neste episódio analisamos o desempenho da Nvidia em bolsa. Com um "market cap" superior a 3,3 biliões de dólares, a fabricante de chips ultrapassou a Microsoft e a Apple e é agora a cotada mais valiosa do mundo. Na segunda parte olhamos para a reação dos mercados às eleições europeias. Em
por Jornal de Negócios há 49 horas
Enclosure
Lisboa abre em leve queda com BCP a pressionar
A bolsa portuguesa arrancou a última sessão da semana com uma ligeira queda, pressionada pelo BCP, que recua mais de 1% após ontem ter chegado a ganhar 9%.
por Jornal de Negócios há 50 horas
Enclosure
Governo quer lista negra de fornecedores do Estado
O pacote de combate à corrupção inclui medidas para trazer mais transparência aos negócios entre o Estado e privados. A iniciativa mais polémica deverá ser um novo mecanismo de perda alargada de bens nos casos de corrupção. Propostas vão ser tratadas em nova comissão eventual no Parlamento.
por Jornal de Negócios há 50 horas
Enclosure
Petróleo ganha ligeiramente e caminha para segunda semana consecutiva de ganhos
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta sexta-feira.
por Jornal de Negócios há 50 horas
Enclosure
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Os ministros da Economia e das Finanças da UE reúnem-se esta sexta-feira. A marcar o dia vão estar ainda os dados dos índices de gestores de compras na Zona Euro e os preços da habitação do primeiro trimestre em Portugal.
por Jornal de Negócios há 50 horas
Enclosure
Inflação no Japão acelera para 2,5% em maio
O aumento do IPC, que exclui os preços dos alimentos frescos devido à elevada volatilidade destes, mostra uma aceleração em relação ao aumento de 2,2%, em abril, em termos anuais.
por Jornal de Negócios há 51 horas
Enclosure
Estudo: Subsídios atribuídos pela China a fabricantes de elétricos ascendem a 215.000 milhões
O estudo surge pouco depois de os Estados Unidos terem quadruplicado para 100% as taxas alfandegárias sobre este tipo de veículos e de a Comissão Europeia (CE) ter anunciado taxas adicionais de 21%, em média, na sequência de uma investigação sobre os apoios de Pequim à indústria.
por Jornal de Negócios há 51 horas
Enclosure
Clientes BPG expostos na net. Banco diz que há segurança
Falha informática levou à exposição na internet de dados sensíveis de clientes do Banco Português de Gestão, que confirma o incidente mas não revela detalhes. Informação inclui, entre outros, nomes, moradas, e respostas a questões de segurança. BPG garante que o problema foi corrigido,
por Jornal de Negócios há 51 horas
Enclosure
Grupo chinês vai construir primeira autoestrada de Angola
A CRBC vai começar os estudos "logo depois" da assinatura formal do memorando de entendimento, algo que vai acontecer durante a cimeira do Fórum de Cooperação China-África, em Pequim, entre 3 e 8 de setembro, disse o ministro.
por Jornal de Negócios há 51 horas
Enclosure
Novas regras orçamentais da UE: País obrigado a ajustamento mínimo, mas saldo máximo
O ajustamento anual exigido a Portugal para reduzir a dívida será insignificante, segundo o "think tank" Bruegel. Mas impede qualquer expansionismo. Para garantir compromissos já assumidos para o OE 2025, o Governo "ou corta noutras despesas ou aumenta impostos".
por Jornal de Negócios há 51 horas
Enclosure
Governo admite que escoamento de vinho é "dos maiores problemas" para resolver este ano
Ministro da Agricultura e Pescas diz que se levou a situação "ao limite". Além do diálogo com Bruxelas com vista a uma "solução", o Governo promete aumentar fiscalização à entrada ilegal de vinho.
por Jornal de Negócios há 58 horas
Enclosure
Fotogaleria: Hyundai Ioniq 5 N. Um desportivo eletrizante
O 'design' é arrebatador, o espaço interior faz inveja a muitos modelos familiares e a velocidade de aceleração deixa muitos desportivos com 'pedigree' visíveis no retrovisor. São 650 cv para 'voar baixinho' em 3,4 s dos 0-100 km/h.
por Jornal de Negócios há 58 horas
Enclosure
Primeiro concurso do PEPAC, ainda este mês, vai destinar 20 milhões aos apicultores
Ministro da Agricultura e Pescas revelou que o primeiro aviso no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) vai ser lançado até ao final de junho.
por Jornal de Negócios há 58 horas
Enclosure
Miguel Maya: "O campeonato do BCP não é o campeonato do maior"
O banqueiro garante ver "com tranquilidade" o posicionamento da concorrente CGD numa eventual corrida ao Novo Banco. Sobre possíveis aquisições, Miguel Maya garante que "nunca o BCP fará uma proposta de consolidação apenas tendo como perspetiva aumentar a quota de mercado".
por Jornal de Negócios há 58 horas
Enclosure
Governo quer acabar com "injusta" cativação de verbas destinadas à promoção de vinhos
Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) não depende do Orçamento do Estado, mas está sujeito a cativações por parte do Ministério das Finanças. Ministro da Agricultura e Pescas diz esperar poder pôr termo a esse "disparate" cuja legalidade até diz duvidar.
por Jornal de Negócios há 59 horas
Em nome da transparência
O enquadramento legal do lobismo é fundamental para separar águas e proteger os poderes públicos. A conotação negativa dada a esta prática tem apenas servido para alimentar um "status quo" de suspeição e descredibilização dos poderes, sobretudo os político e económico. E isso interessa a quem?
por Jornal de Negócios há 59 horas
Enclosure
Ministro da Agricultura não se compromete em reverter extinção das direções regionais
José Manuel Fernandes diz que decisão final sobre reversão do processo de extinção das direções regionais, reclamada pelas organizações representativas dos agricultores, será do Governo, estando essa possibilidade a ser "ponderada".
por Jornal de Negócios há 59 horas
Enclosure
UE sugere fasear projetos para ter execução do PRR a 100%
Governo alerta que, a pouco mais de dois anos e meio de terminar a execução do PRR, há projetos que arriscam não ser concluídos a tempo. Comissão Europeia propõe, em resposta, o faseamento de projetos para "otimizar" uso do PRR. Medida implica ajustes ao plano atual.
por Jornal de Negócios há 60 horas
Enclosure
Tecnológicas pressionam Wall Street. Nvidia perde título de mais valiosa para Microsoft
As três empresas que pertencem ao grupo dos "three-trillion-dollar-baby" encerraram a sessão desta quinta-feira a desvalorizar. Apesar da queda na reta final, o S&P 500 chegou a tocar na marca histórica dos 5.500 pontos.
por Jornal de Negócios há 60 horas
França e a tentação do "go it alone"
Há praticamente 30 anos que os franceses perceberam que contas públicas desregradas só trazem problemas. O sucesso do Euro deve muito a isso. Esse consenso, que abrangia centristas e socialistas, parece estar à beira da rutura.
por Jornal de Negócios há 60 horas
O póquer político no Orçamento
Depois de sair ileso das europeias o Governo ficou com um horizonte mais tranquilo para a grande batalha política do ano: a discussão do Orçamento do Estado. Ficou com as cartas do jogo e a mão livre, porque Chega e PS têm mais a perder se forem responsáveis por uma crise política.
por Jornal de Negócios há 62 horas
Enclosure
EDP vai investir 300 milhões na Alemanha até 2026
O objetivo da elétrica é instalar 500 MW de energia renováveis no país nos próximos três anos.
por Jornal de Negócios há 62 horas
Enclosure
Parceira da Galp em refinaria de lítio perde contrato de 2 mil milhões com BMW
A fabricante automóvel alemã cancelou o contrato com a Northvolt, parceira da Galp no projeto de uma refinaria de lítio em Sines, por incapacidade da empresa sueca em entregar dentro dos prazos acordados as baterias para os veículos elétricos da BMW.
por Jornal de Negócios há 63 horas
Enclosure
Excedente poderá ser mais curto, antecipa Miranda Sarmento. E sossega investidores
O ministro das Finanças aponta para um pequeno superávite, que pode ficar ligeiramente mais baixo no final deste ano do que o antecipado, mas sossega investidores internacionais sobre a robustez das finanças públicas portuguesas, apesar da polémica com o antecessor. Para a atividade económica
por Jornal de Negócios há 63 horas
Japão ? Exigência, qualidade e rigor
O facto de a moeda japonesa estar menos favorável ao Euro faz com que se analisem melhor as condições de importação, assim como a muito necessária avaliação dos critérios de qualidade e certificações das empresas portuguesas. O nível de exigência do consumidor japonês é muito elevado
por Jornal de Negócios há 63 horas
Enclosure
Europa encerra no verde. BCP tem o segundo melhor desempenho do Stoxx 600
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta quinta-feira.
por Jornal de Negócios há 64 horas
Enclosure
Advogado Martim Krupenski é novo líder da Morais Leitão
Martin Martim Krupenski sucede a Nuno Galvão Teles como managing partner da Morais Leitão.
por Jornal de Negócios há 64 horas
Enclosure
Anthropic revela nova versão do "chatbot" de IA. Diz ser mais rápido e capaz do que o ChatGPT
A presidente da "startup" norte-americana afirma que o novo modelo de inteligência artificial, o Claude 3.5 Sonnet, "é o modelo mais rápido e capaz da indústria".
por Jornal de Negócios há 65 horas
Enclosure
Libra perde após BoE manter juros inalterados
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados durante esta quinta-feira.
por Jornal de Negócios há 65 horas
Enclosure
"Salto" do BCP leva Lisboa a melhor dia em dois meses
A bolsa portuguesa fechou com a maior subida entre as principais praças europeias, beneficiando da escalada de quase 9% do BCP, a cotada com maior peso no índice.
por Jornal de Negócios há 65 horas
Enclosure
Plano de restruturação da Santa Casa será apresentado em "curto prazo" - Governo
"O plano de restruturação está a ser elaborado e será apresentado em muito curto prazo pelo novo provedor", disse Maria do Rosário Ramalho
por Jornal de Negócios há 66 horas
Enclosure
Montenegro: "Esta é uma agenda para fazer um combate sem tréguas à corrupção em Portugal"
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros um pacote de medidas para combater o fenómeno da corrupção. O primeiro-ministro fala em "combate sem tréguas" e anunciou que vai ser criada uma comissão eventual no Parlamento destinada a trabalhar os projetos de diploma e propostas
por Jornal de Negócios há 66 horas
Enclosure
EUA pedem à UE para adiar regulamento anti-desflorestação
Nova legislação da UE, com entrada em vigor prevista para final do ano, impede a colocação no mercado de produtos como café, cacau ou madeira, provenientes de regiões que tenham sofrido desflorestação após dezembro de 2020.
por Jornal de Negócios há 66 horas
Enclosure
Controlauto já fechou compra da catalã PrevenControl
O grupo português tinha anunciado o acordo para ficar com a totalidade da PrevenControl em março. Esta é a primeira incursão da Controlauto, controlada pela Brisa e Portobello Capital, no estrangeiro.
por Jornal de Negócios há 66 horas
Informação ao Minuto é um agregador de conteúdo informativo online, não estando associado a nenhuma das fontes nele apresentadas.
Todo o conteúdo apresentado nesta página é proveniente das fontes identificadas, utilizando o sistema de RSS.
Todos os logotipos são também propriedade intelectual das respectivas fontes.

Contacto: geral@infoaominuto.pt